Volta às aulas 

Ruas do entorno da Saturnino terão bloqueios a partir de segunda

Joyce Noronha

Segunda-feira é dia de dar as boas-vindas aos calouros da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E, com o retorno das aulas na instituição de ensino superior, volta a "Festa dos Bixos" para a praça Saturnino de Brito, e a prefeitura de Santa Maria está preparada para a "Calourada Segura", que vai até a próxima sexta-feira.

97 vagas de empregos e estágios para segunda-feira

Segundo o secretário de Gestão e Modernização Administrativa e chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, a festa deve ser realizada das 19h até, no máximo, 1h da madrugada. A partir das 19h as ruas no entorno da Praça Saturnino de Brito serão fechadas. 

Para a estrutura da "Calourada Segura", foram instalados sete banheiros químicos, sendo um deles específico para pessoas com necessidades especiais.

Além disso, Cortez informa que galhos de árvores foram podados para ampliar o campo de visão das câmeras de segurança da prefeitura que fazem o monitoramento da praça.

Confira as opções para curtir a segunda em Santa Maria

A Superintendência de Fiscalização verificará o horário de funcionamento dos bares, que devem ficar aberto até as 22h. Conforme Cortez, apenas um bar, próximo à praça, tem alvará para funcionamento até a 1h da madrugada. Ambulantes que venderem bebidas terão seus produtos recolhidos. O secretário diz que a prefeitura está preparada para o evento.

– Esperamos um número menor de pessoas nesta edição, em comparação com a Calourada Segura de março. Até pela época do ano. O número de calouros que ingressa na UFSM no segundo semestre é menor. Mas, seguimos com a estrutura e com o trabalho integrado da prefeitura com a Brigada Militar e as polícias Civil e Federal – comenta o secretário.

Ninguém acerta os números da Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 46 milhões

Além desses órgãos, a "Calourada Segura" envolve, pelo menos, oito secretarias da gestão, a Guarda Municipal e outras instituições comprometidas com a segurança da população, conforme Cortez.

Foto: Fernanda Ramos / newCo DSM

NO CAMPUS

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM, em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), organiza a Semana da Calourada, que ocorre de hoje até sexta-feira, no campus Camobi.

De acordo com o pró-reitor da Prae, Clayton Hellig, a semana terá atividades artísticas, rodas de conversa, no hall do Restaurante Universitário (RU), e o encerramento com festa da Boate do DCE, na noite de sexta-feira, no Centro de Eventos.

Hellig salienta que a recepção dos calouros da UFSM ocorre dentro da universidade e diz que a instituição não está ligada, de qualquer maneira, à "Festa dos Bixos" na praça Saturnino de Brito.

Acidente de carro, em Toropi, deixa duas pessoas feridas

Além disso, o pró-reitor comenta que, de 13 a 19 de agosto, ocorre a Semana de Acolhimento na Casa do Estudante Universitário (CEU), também no campus Camobi, com atividades artísticas e culturais. Esse evento encerra-se com a festa da Boate da União, no dia 19, no Centro de Eventos.

Hellig diz que, para entrar nas festas do DCE e da União, é obrigatório ser estudante universitário ou, pelo menos, estar acompanhado de um acadêmico da instituição.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

15 grupos disputam a final do Juvenart neste domingo

Próximo

Chuva e frio devem marcar a próxima semana na Região Central

Geral